Com o Windows XP (e ainda mais com o Vista) podemos fazer praticamente tudo com o PC (desktop ou portátil), desde criar um documento a ver TV e a fazer “backup” dos “seus” filmes, mas será que também não poderemos fazer isso tudo com uma distribuição Linux? Numa primeira fase, temos que perceber que Linux existe, por isso fala-se tanto nas distribuições Linux e quem se inicia nisto do outro lado do Windows, tem que ir com calma e fazer alguma pesquisa de fundo. Andar nos fóruns, pesquisar os sites relativos a cada distribuição e tentar ficar por dentro deste mundo tão vasto que é o Linux.
A grande enciclopédia virtual (pt.wikipedia.org ) também ajuda! Depois como isto do Linux tem uma grande vantagem para a economia portuguesa, é Free! Agora qual escolher? Existem várias, como Ubuntu (pessoal do Google usa-o), Suse Linux da Novell (que pôs as janelas a 3-D), Fedora, Red Hat e claro os Tugas não ficaram atrás e também criaram um, o Caixa Mágica, todo ele em Português! Para quem gosta de produto nacional.
Quem pensa que o Linux é um bicho de 7 cabeças engana-se, pois as distribuições Linux estão bastante próximas em termos de aspecto ao Windows que por sua vez é agora uma lição de história, não sei se se lembram do Windows 3.11! Bem o Windows 3.10 (3.11 era server) conseguiu revolucionar isto dos computadores que no inicio era tudo muito confuso, inventou as janelas, mas já havia um SO que trabalhava com janelas, sim não tão bonitas e funcionais como o 3.11 mas trabalhava com janelas, os computadores Mac já tinham um SO muito próximo ao que depois conhecemos como Windows 3.11, plágio, diz-se que sim mas agora que interessa. Em média, uns 80% da população terrestre usam Windows, outros 10% Linux e outros 10% Mac.
Sem comentários:
Enviar um comentário