segunda-feira, 1 de março de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vantagens de Software e Software portatil

Quais as vantagens do software portátil?



Uma das vantagens é óbvia, a portabilidade, o facto de poder levar os seus programas e ficheiros favoritos e executa-los em qualquer PC é sem duvida uma grande vantagem.
Uma outra vantagem e que não é tão levada em conta, é o facto de a maioria serem aplicações limpas, digo aplicações limpas porque quando bem criadas estas não deixam marcas no sistema operativo. Que Marcas? Por exemplo, ficheiro temporários que acabam por ficar permanentes enchendo o disco rígido desnecessariamente, entradas no registo do sistema que mesmo desinstalando o programa nem sempre são apagadas, conflitos entre programas instalados provocando lentidão no sistema ou pior o bloqueio total.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Linux x Windows

As diferenças e similaridades entre um Desktop Linux e um Desktop Windows:
- Muitas pessoas ouvem falar muito bem sobre o Linux em um computador desktop mas têm receio de fazer a migração. Tentarei mostrar neste artigo como funciona um desktop Linux apontando suas similaridades com o desktop Windows. Você verá ao longo deste texto que trabalhar num Linux é muito mais fácil do que se pensa.A distribuição adotada foi o Ubuntu Linux 5.10 que se beneficia do ambiente gráfico Gnome 2.12. A versão do Windows utilizada foi a XP Profissional.Primeiramente vou comparar com screenshots dos 2 sistemas para que você possa ver as semelhanças. Depois disto irei mostrar apenas fotos do Linux para que você conheça alguns utilitários e ferramentas interessantes. Ao término de sua leitura, por favor pense bem sobre os 2, compare e lembre-se do custo de cada um. Lembrando que o Ubuntu Linux é gratuito. No final colocarei os custos do Windows e Office.
- O menu iniciar do Windows XP é muito bem organizado (em relação ao Windows 98 por exemplo), mas a organização do menu do Linux é muito maior. Todos os programas são organizados por categorias.
- O "Meu Computador" é o primeiro local que um usuário costuma buscar para acessar os arquivos no HD, CD, DVD, Disquete ou Pen Drive. No Linux estes locais podem ser acessados pelo menu "Locais" mas também estão no "Meu Computador" como podemos conferir. Não há muitas novidades e o usuário do Windows irá se familiarizar muito bem com o Ubuntu Linux. A única diferença que ele notará é o fato de que após colocar um CD ou DVD no drive não será possível retirá-lo pelo botão que se encontra no próprio drive. O disco ficará travado, por segurança, e só sairá quando alguém clicar com o botão direito em seu ícone e em seguida em "ejetar".Esta opção é muito boa pois impede que alguém retire do drive o disco no meio de uma cópia de arquivos. O sistema não permitirá que o usuário ejete o disco caso o dispositivo esteja sendo utilizado.O Ubuntu Linux monta automaticamente os CDs, DVDs, Câmeras Digitais e Pen Drives assim que conectados ao computador.
- Gerenciar arquivos no computador é uma necessidade. Nada como fazer isso de forma fácil. No Windows as pessoas estão acostumadas com o "Windows Explorer" que copia, recorta, cola e move arquivos. Também o utilizamos para criar pastas, remover arquivos e até mesmo criar atalhos. No Linux isso não é diferente pois nele usamos um gerenciador de arquivos muito eficiente, o "Nautilus".Os atalhos são os mesmos (Ctrl + C, Ctrl
+ V, Ctrl + X, etc) e o trabalho de copiar/mover arquivos geralmente não passa de um mero arrastar de mouse. No Nautilus ainda possuímos alguns recursos adicionais. No local onde fica a árvore de diretórios podemos colocar diversas outras informações como dados do arquivo/diretório, histórico dos locais visitados, locais comuns a serem visitados e até alguns emblemas para colocar nos diretórios facilitando a visualização. Como podem ver eu personalizei meus diretórios no Nautilus com emblemas de som, design, documentos, etc. O Nautilus, assim como o Explorer (à partir do Windows XP), grava CDs de dados diretamente. Basta ir ao criador de CDs, copiar tudo pra dentro e clicar em "gravar" com um CD virgem no drive. Também é interessante lembrar que o Nautilus é o gerenciador de arquivos do Gnome, mas não é o único para Linux. No KDE (outro ambiente gráfico, afinal no Linux temos vários desktops diferentes para se utilizar) temos o Konqueror. Existem vários outros disponíveis para Linux.
- O navegador de internet do Windows é o "Internet Explorer". Diversos usuários inexperientes chamam o Internet Explorer apenas de "Internet" e só em clicar naquele ícone dele para poder entrar na internet. Não temos o Internet Explorer no Linux e eu acho isso muito bom. O Internet Explorer é de longe o navegador mais vazado da internet. No Linux podemos usar o Firefox, Mozilla, Galeon, Epiphany, Opera, Konqueror, dentre diversos outros. Eu costumo usar o Firefox que é de longe melhor que o Internet Explorer. A Microsoft recentemente copiou o recurso de bloquear popups em seu Service Pack 2 para Windows XP. Os usuários do Linux já usavam esse recurso a anos. O Firefox além de bloquear essas janelinhas chatas, ainda pode ser totalmente personalizado com temas e extensões. Pra se ter uma idéia da pra colocar previsão do tempo, checagem de e-mails, jogos e muito mais dentro do firefox.
- No Windows, quando vamos configurar alguma coisa no computador o primeiro lugar que visitamos é o Painel de Controle. Nele podemos configurar a aparência e recursos utilizados. No Linux isso não é muito diferente. Embora tenhamos 2 seções (uma para configurações do ambiente gráfico do usuário e outra para configurações do sistema que deve ser feita apenas pelo administrador) podemos ver grande similaridade entre os paineis.
- O "Ambiente de Rede", o lugar onde todos acessam quando querem ver aquele arquivo que está compartilhado noutra máquina. Lembra-se que o Linux consegue perfeitamente navegar nos sistemas de arquivos do Windows, mas o contrário não é válido . Porém é claro que a comunidade não para de trabalhar e para isso temos o Samba. O Samba é um servidor de arquivos que permite que o Windows veja os diretórios do Linux. Ele simula um servidor de arquivos Windows podendo ser implementado tranquilamente em qualquer empresa. Vamos ver o "Ambiente de Rede" dos dois sistemas operacionais.
- Quando você vai instalar ou remover um programa no Windows você deve recorrer ao famoso "Adicionar e Remover Programas" . No Linux também há um programa equivalente, porém há algumas diferenças. No meu Desktop Linux eu posso instalar mais de 17 mil programas todos listados diretamente da internet. Basta selecionar qual quero na lista e clicar em aplicar. Isso quer dizer que quando eu quero um programa para determinada tarefa não preciso sair em busca dele na internet nem mesmo ter de pagar aquela quantia absurda pelo mesmo. Basta abrir meu gerenciador de programas e localizar algo que me satisfaça dentre as muito bem organizadas categorias.
- Tem gente que não assume mas é viciado(a) nos jogos do Windows. Bom, pra ser sincero com vocês o Linux tem joguinhos muito melhores. Como exemplo cito o Frozen Bubble e o Super Tux. Porém existem outro que tem também no Windows, como por exemplo, Paciência, Paciência Spider, Freecell e Campo Minado.
- Receber e-mails através de um cliente é sem dúvida a forma mais fácil de se comunicar com outras pessoas pelo mundo. Um cliente de e-mail facilita bastante a nossa vida. O cliente de e-mail que vem com o Windows é o famoso Outlook Express. Já no meu Ubuntu Linux eu utilizo o Ximian Evolution, um poderoso cliente de e-mails que ainda me fornece calendário, agenda, lista de tarefas, notas e ainda integra com o Exchange. Recursos esses que só estão disponíveis no Microsoft Outlook, programa que faz parte da suite de aplicativos do Microsoft Office que é muito cara (R$ 1.500,00 pela versão Standard).
- A famosa linha de comandos não poderia deixar de estar presente não é verdade? No Windows podemos usar o "Commander" para usar comandos do DOS. No Linux isso não é diferente. Utilizo meu "Gnome-Terminal" para rodar os comandos so Bash, a linha de comandos mais utilizada no Linux (isso mesmo, a mais utilizada. Existem várias outras, umas voltadas pra programadores, outras pra usuários, etc). Eu deixei o meu terminal branquinho mesmo apenas por preguiça, mas você pode deixar ele transparente, colorido, preto, da maneira que quiser.
- No Windows temos que comprar uma suite Office pois não vem nenhuma. E é bem caro por sinal. No Ubuntu Linux o Open Office já vem instalado por padrão. Veja o Open Office rodando em comparação com o Microsoft Office. Vale lembrar que o Open Office abre e salva no formato do Microsoft Office e possui recursos únicos como exportar diretamente para PDF ou para animações Flash (isso mesmo, você pode pegar aquelas apresentações de slides bonitinhas que recebeu por e-mail e converter para Flash com 1 clique).Editor de textos, editor de planilhas e editor de slides.
- Na hora de relaxar nada melhor que ouvir música ou assistir um bom filme não é verdade? No Linux é óbvio que temos inúmeros players de som e vídeo. O padrão instalado no Ubuntu é o Totem, mas você pode instalar vários outros. Muitas pessoas acabam empacando com o Linux na parte de multimídia pelo fato de não virem instalados os codecs proprietários de áudio e vídeo. Bem, eu não acho isso uma coisa tão terrível assim, visto que o Windows também não os traz, pra isso agente instala aqueles "codec packs" que circulam pela internet e que trazem de "brinde" um monte de ad-awares e spyware pra se espalharem por todo o canto. Se você quiser saber como instalar codecs multimídia no Ubuntu visite este forum que esta pergunta ja foi respondida inúmeras vezes por lá. É muito fácil inclusive... da pra fazer pelo gerenciador de programas, mas antes temos que ensinar seu Linux a procurar programas em outros endereços da internet.Confiram o Totem Media Player funcionando do lado esquerdo e o Mplayer do lado direito (ambos tocam audio e vídeo).
- É sempre bom estar com o relógio no horário não é verdade? Configurar a hora num desktop Linux é muito fácil e se quiser pode escolher o fuso-horário e pedir que o Linux atualize a hora automaticamente pela internet com o servidor atômico. Agora não tem desculpa pra perder a hora heim! O horário de verão também é atualizado pra que você não de aquele furo no trabalho chegando uma hora mais cedou ou pior... mais tarde!
- Lá no Windows agente tem um tal de "Live Update" que fica nos avisando sempre que há uma atualização disponível. O Ubuntu Linux também vem com uma ferramenta, que inclusive levanta uma caixa no System Tray avisando sobre updates. Veja abaixo a ferramenta para configuração das atualizações.
- Quando pressionamos "Ctrl + Alt + Del" la no Windows (isso sem dúvida ocorre com uma grande frequência) trazemos à tona o "Gerenciador de Tarefas". Com ele podemos monitorar os recursos da máquina e fechar aplicativos travados. No Linux também temos um equivalente que se chama "Monitor de Sistema". Com ele monitoramos a capacidade dos discos, uso da memória, carga do processador, uso da rede e é claro que controlamos aplicativos. Podemos matar um aplicativo, definir prioridade baixa, alta ou apenas ver que é o "vilão" que está roubando seus precioso MBs de memória. Confiram o Monitor de Sistema em ação.
- É sempre bom manter todos os programas instalados no menu para facilitar o uso. 90% dos aplicativos instalados diretamente da internet pelo gerenciador de programas já entram automaticamente no menu, mas você pode instalar algum que não faça isso (geralmente pacotes criados por terceiros). O mesmo com aqueles jogos comerciais como Quake, Doom, Neverwinter, Wolfenstein, America's Army, etc. Para criar um atalho no menu é muito fácil, basta usarmos o "Editor de Menus" que também já acompanha o Ubuntu 5.10.
- No Windows, há uma ferramenta para configuração dos serviços que vão iniciar com o computador. Fica lá no "Painel de Controle" em "Ferramentas Administrativas". No Linux também podemos controlar o que vai ligar automaticamente junto com o sistema. Segue a ferramenta de configuração dos serviços que iniciarão no boot.
- Quer monitorar as partições? Montar e desmontar volumes e acessar o seu outro HD? Fácil fácil com o Gerenciador de Discos. Se quiser ter informações detalhadas sobre o hardware de sua máquina não precisa abrir a CPU e arrebentar o lacre de garantia. Com o "Gerenciador de Dispositivos" você poderá ter acesso fácil aos dados de seu hardware. Confira os dois em funcionamento.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Download de versões portateis de sistemas operativos open source

VirtualBox Portable v3.1.0 :
http://pplware.sapo.pt/2009/07/24/virtualbox-portable-v310/

Mozilla Firefox Portable 3.6 :
http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-34845.html

Portable WinSCP 4.2.5 :
http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-34387.html

Portable eMeSeNe 1.6 :
http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-34747.html

Diferenças entre windows e linux

Com o Windows XP (e ainda mais com o Vista) podemos fazer praticamente tudo com o PC (desktop ou portátil), desde criar um documento a ver TV e a fazer “backup” dos “seus” filmes, mas será que também não poderemos fazer isso tudo com uma distribuição Linux? Numa primeira fase, temos que perceber que Linux existe, por isso fala-se tanto nas distribuições Linux e quem se inicia nisto do outro lado do Windows, tem que ir com calma e fazer alguma pesquisa de fundo. Andar nos fóruns, pesquisar os sites relativos a cada distribuição e tentar ficar por dentro deste mundo tão vasto que é o Linux.

A grande enciclopédia virtual (pt.wikipedia.org ) também ajuda! Depois como isto do Linux tem uma grande vantagem para a economia portuguesa, é Free! Agora qual escolher? Existem várias, como Ubuntu (pessoal do Google usa-o), Suse Linux da Novell (que pôs as janelas a 3-D), Fedora, Red Hat e claro os Tugas não ficaram atrás e também criaram um, o Caixa Mágica, todo ele em Português! Para quem gosta de produto nacional.

Quem pensa que o Linux é um bicho de 7 cabeças engana-se, pois as distribuições Linux estão bastante próximas em termos de aspecto ao Windows que por sua vez é agora uma lição de história, não sei se se lembram do Windows 3.11! Bem o Windows 3.10 (3.11 era server) conseguiu revolucionar isto dos computadores que no inicio era tudo muito confuso, inventou as janelas, mas já havia um SO que trabalhava com janelas, sim não tão bonitas e funcionais como o 3.11 mas trabalhava com janelas, os computadores Mac já tinham um SO muito próximo ao que depois conhecemos como Windows 3.11, plágio, diz-se que sim mas agora que interessa. Em média, uns 80% da população terrestre usam Windows, outros 10% Linux e outros 10% Mac.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Video sobre Ubuntu

Ubuntu

Store, sincronizar e compartilhar
Integrado "Ubuntu Uma" tecnologia oferece 2 GB de armazenamento online gratuitamente.
Facilmente compartilhar arquivos entre seus próprios computadores e seus amigos.
Upgrade de baixo custo para mais de armazenamento, se você precisar dele.




Aplicações do Office
Crie documentos profissionais, planilhas e apresentações com o OpenOffice.org 3.1.
O OpenOffice.org é compatível com todos os aplicativos do Office, incluindo o Microsoft Office.
A grande diferença é que o OpenOffice.org é livre (e nunca promete introduzir deputado Clippy).




Fotos
Upload de sua câmera ou telefone para o F-Spot.
Gerenciar, sim, partilhar e classificar suas fotos.
Upload facilmente à sua rede social favorita ou sites de compartilhamento de fotos, incluindo Flickr, Facebook, Picasa e muitos outros.




Navegar na Internet
O Ubuntu inclui o Mozilla Firefox 3.5 para a navegação mais rápida e segura.
Para a escolha de outros navegadores web open-source visite o Ubuntu Software Center e faça a sua escolha.




Software Center
O acesso instantâneo a milhares de aplicações de código livre e aberto.
As categorias incluem educação, jogos, som e vídeo, gráficos, programação e Office.
Basta selecionar os aplicativos que você deseja utilizar o Ubuntu e Software Center irá adicioná-los ao seu computador.
No CD, sem licenças, sem complicação.




E-mail e chat
Bate-papo com amigos e colegas por meio da empatia que integra a Yahoo, Gmail, MSN, Jabber, AOL, QQ e muitos mais.
Evolução dá-lhe e-mail, um catálogo de endereços e calendário e funciona bem com colegas e amigos usando o MS Outlook.

Ubuntu




O projecto Ubuntu tem várias distribuições conforme as necessidades dos utilizadores:Ubuntu, tem um ambiente gráfico GNOME, Kubuntu, tem KDE;Xubuntu: é uma variante do Ubuntu Linux, leve, completa e funcional para computadores pouco "musculados" por ex. um P450 com 128 MB de RAM. Edubuntu: uma versão "especial para a educação", com um ambiente gráfico GNOME;Ubuntu Studio: uma versão "especial para a criação multimédia" com um ambiente gráfico GNOME, e com aplicações e utilitários para a criação e manipulação de áudio, vídeo e imagem;Gobuntu: uma versão oficial 100% livre do Ubuntu (gNewSense - um distribuição de GNU/Linux, que retira todos os componentes não livres de una distribuição popular e a torna livre.).

O que é Ubuntu?
O Ubuntu é um sistema operacional construído por uma equipe mundial de colaboradores especializados. Ele contém todos os aplicativos que você precisa: um web browser, suíte de escritório, mídia aplicativos, mensagens instantâneas e muito mais.
O Ubuntu é uma alternativa open-source para o Windows e Office.

A promessa do Ubuntu
Ubuntu será sempre gratuito, junto com seus releases empresa regular e atualizações de segurança
O Ubuntu vem com pleno apoio da Canonical e centenas de empresas de todo o mundo Ubuntu oferece as melhores traduções e os recursos de acessibilidade que a comunidade de software livre tem para oferecer
Fonte de aplicativos básicos do Ubuntu são todos gratuitos e abertos. Nós queremos que você a usar software livre e de código aberto, melhorá-la e transmiti-lo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Download de um programa open source que faça partições

UNetbootin Fedora

As distribuições Linux estão cada vez mais presentes entre os usuários, principalmente por estarem se tornando ainda mais fáceis de serem utilizadas por um usuário comum. Provavelmente, a maioria desses adquiriu a sua através de um CD, o qual pode ser obtido gratuitamente nos próprios portais das distribuições. E se você não puder, ou até mesmo não estiver afim de, utilizar um CD de instalação?

Para tanto, foi desenvolvido o UNetbootin, um instalador pequeno que realiza a instalação de diversas distribuições Linux, a partir de uma conexão com a Internet. Nesse caso, ele instala o Fedora. O programa trabalha de modo semelhante ao Wubi, com o diferencial de realizar o download fora do ambiente Windows, previamente ao processo de instalação.

Depois de instalado, o UNetBootin reinicializa o computador, devendo o usuário selecioná-lo posteriormente na tela de boot que irá ser exibida. Em seguida, basta seguir os passos para que o processo de instalação se inicie. Após a instalação, lembre-se de selecionar o Fedora na tela de inicialização e você já estará pronto para utilizar esta distribuição Linux. Vale ressaltar que, previamente à instalação, você deverá ter uma partição livre no disco rígido com no mínimo 3GB de espaço.

Site do download: http://www.baixaki.com.br/download/unetbootin-fedora.htm

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Open Source AROS


O AROS Research Operating System é um sistema operacional leve, eficiente e flexível de trabalho, concebido para ajudar a tirar o máximo partido do seu computador.
É um projecto independente, portável e livre, com o objectivo de ser compatível com AmigaOS a nível API (como o vinho, ao contrário dos Emirados Árabes Unidos), melhorando nele em muitas áreas.
O código fonte está disponível sob uma licença open source, que permite a qualquer pessoa livremente aperfeiçoá-la.



Os Objectivos do Projecto é AROS Criar um Sistema Operativo que:
É o mais possível compatível com AmigaOS 3,1.
POSSA ser aportado para diferentes tipos de arquitecturas de processadores e equipamento, com x86, PowerPC, Alpha, Sparc, e outros HPPA.
Binário Deverá ter nenhum compatível Amiga e fontes compatíveis em qualquer outro equipamento.
POSSA correr como uma versão que permaneça só (autónomo) que arranque directamente do disco rígido como um emulador que abra uma janela sem o sistema operativo existente e Programas para Desenvolver corra Amiga e aplicações nativos ao mesmo tempo.
Sobre melhore as funcionalidades do AmigaOS.
Para atingir este objectivo, usamos um certo número de técnicas. Primeiro que tudo, fazemos um uso intensivo da Internet. Poderá participar no nosso projecto mesmo que só consiga escrever uma única Função do Sistema Operativo. A versão mais é fonte real da acessível 24 horas por dia e remendos (patches) Fundidos ser encontradas nas fontes umas alturas qualquer. Uma pequena base de dados com certificação abertas tarefas se de que o trabalho não é duplicado.


AROS está em desenvolvimento intenso. O resultado é que você tem que escolher entre a estabilidade e as características. Actualmente, existem dois tipos de pacotes binários disponíveis para download: instantâneos e Nightly Builds.


Instantâneos são criadas com frequência, especialmente quando há uma série de mudanças úteis na AROS desde o último instantâneo e alguém está motivado para criar um novo instantâneo. Finalmente, não há cronograma de entrega regular. Mesmo se você fizer muito ocasionalmente e tentamos escolher os horários que AROS é particularmente estável, não há garantia de que estarão livres de erros ou operar em qualquer máquina. Dito isto, procurou-se testar os instantâneos em uma grande variedade de máquinas, assim, na prática, deve funcionar relativamente bem.

Nightly builds são feitas, como o nome implica, automaticamente, todas as noites directamente da árvore do Subversion e conter o código mais recente. No entanto, eles não foram testados de forma alguma e podem conter erros. Na maioria das vezes, porém, eles trabalham muito bem.


Seguidores

Realizado por:

So´nia Campos, Diana Neto, Ine^s Ferreira.